Conheça as principais causas da infertilidade masculina

Conheça as principais causas da infertilidade masculina

A infertilidade ocorre quando um casal não consegue obter gravidez no período de um ano tendo relações sexuais regularmente e sem o uso de nenhuma forma de anticoncepção.

As causas para a infertilidade são variadas, dependendo de cada localidade estudada, mas acredita-se que 30% dos casos sejam decorrentes da infertilidade masculina, 30% da infertilidade feminina, 30% por questões relativas a ambos e 10% por motivos não determinados.

No que diz respeito aos homens, as principais causas de infertilidade são as seguintes:

  • Varicocele: São as veias que ficam ao redor do testículo (plexo pampiniforme), com dilatação anormal, podendo levar a refluxo de sangue para o testículo, alterações no espermograma, atrofia testicular (diminuição do tamanho) e até mesmo dor ou sensibilidade na região testicular. É a principal causa de infertilidade masculina e pode ser corrigida cirurgicamente, com excelentes taxas de sucesso;
  • Criptorquidia (testículos que não desceram): malformação identificada no nascimento do menino, caracterizada pelo posicionamento incorreto do testículo, atrapalhando a produção de espermatozoides. O problema deve ser corrigido na infância para evitar a infertilidade;
  • Fatores genéticos;
  • Fatores hormonais;
  • Infecções, como prostatites, uretrites, infecções urinárias e seminais; 
  • Obstrução do canal deferente por onde passam os espermatozoides.

Outros fatores que podem levar à infertilidade masculina estão ligados a tratamentos prévios de radioterapia, quimioterapia, doenças neurológicas, diabetes, traumas testiculares, drogas e doenças sexualmente transmissíveis.

Assim, todo casal tentando ter filhos deve ser avaliado conjuntamente pelo ginecologista (mulher) e pelo urologista (homem). Quanto mais precoce e preciso for o diagnóstico das causas da infertilidade conjugal, melhores serão as taxas de sucesso.

Converse com o seu urologista, ele poderá lhe orientar melhor sobre o assunto.


>> Conteúdo produzido por Dr. Content Marketing Médico | Imagem: Freepik

Compartilhar: