Infecção urinária pode afetar cerca de 30% das mulheres

Infecção urinária pode afetar cerca de 30% das mulheres

Um dos problemas mais recorrentes no atendimento clínico em urologia é a infecção urinária, que pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra, responsáveis pela filtragem e eliminação de substâncias nocivas ao organismo.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30% das mulheres vão apresentar infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida e o público feminino tem ainda 50 vezes mais chance de ter o problema do que entre os homens.

Entre os principais sintomas estão ardência ao urinar, urgência miccional, ou seja, a pessoa vai várias vezes ao banheiro, urina avermelhada (com sangue) e dores na parte inferior da barriga.

O tratamento se dá por meio de antibiótico, geralmente durante três dias. Em gestantes, o tratamento deve ser feito sob rigoroso acompanhamento médico, pois há medicamentos proibidos durante a gravidez. 

Pacientes com episódios recorrentes de infecção urinária podem ser submetidos a tratamento com antibiótico em dose menor e por tempo prolongado, podendo chegar a até seis meses.

Se não tratada, a infecção urinária pode evoluir para a pielonefrite, uma inflamação do rim, geralmente causada por infecção bacteriana, que leva a complicações e cicatrizes do rim, podendo alterar a função renal.

Prevenção

Para evitar o surgimento de quadros de infecção urinária é importante beber muita água, cerca de dois litros por dia. Confira outras dicas de prevenção:

  • Fadiga e estresse enfraquecem o sistema imunológico, o que propicia a proliferação de bactérias e a possibilidade da doença;
  • Troque regularmente as roupas íntimas para evitar agentes infecciosos;
  • Trate a prisão de ventre, pois ela pode levar a uma propagação de bactérias em direção às vias urinárias;
  • Não segure a vontade urinar;
  • Após urinar, as mulheres devem se limpar de frente para trás, para evitar a contaminação das vias urinárias por agentes fecais.


>> Conteúdo produzido por Angelo Davanço / Foto: Freepik


Compartilhar: