Novembro Azul: O que é a próstata?

Novembro Azul: O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutivo masculino. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, para nutrição e proteção dos espermatozoides. Localiza-se na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte proximal da uretra (canal por onde passa a urina). Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma noz, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.

Dois testes podem ajudar a detectar eventuais problemas na próstata: O teste do PSA (exame de sangue que mede o nível de uma proteína especial, produzida pelo tecido prostático) e o exame de toque retal. Rápido e indolor, o exame de toque permite ao urologista perceber a presença de nódulos suspeitos para câncer, alterações do tamanho e da consistência da próstata, entre outras características. 

O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e, naqueles da raça negra, obesos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata, as avaliações anuais devem ser realizadas a partir dos 45 anos de idade. 

Aproveite o Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem e o diagnóstico precoce do câncer de próstata e agende uma consulta com o seu urologista.

>> Conteúdo produzido por Dr. Content Agência de Conteúdo Médico | Imagem: Freepik

Compartilhar: