Quando eu devo ir ao urologista?

Quando eu devo ir ao urologista?

Não é só na vida adulta que o urologista deve ser procurado. A prevenção de doenças e a orientação sobre uma vida saudável devem fazer parte da rotina desde a infância.

Veja quais são os atendimentos do urologista nas diversas faixas etárias dos pacientes: 

  • Infância - Avaliação de possíveis alterações congênitas como dilatação das vias urinárias, refluxo vésico-ureteral e infecções urinárias em meninos e meninas. Nos meninos, avaliar também se há fimose.  
  • Adolescente e adulto jovem - Acompanhamento do desenvolvimento dos órgãos genitais, avaliação de disfunções miccionais, orientações sobre a vida sexual masculina, prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e prevenção ao câncer de testículo.  
  • Entre 40 e 45 anos - Início do período em que o homem deve visitar o urologista anualmente, independentemente dos sintomas apresentados. Atenção especial à prevenção do câncer de próstata. Muito frequente também a presença dos cálculos (pedras) na via urinária, que podem acometer homens e mulheres em todas as faixas etárias.  
  • A partir dos 50 anos - Além da prevenção do câncer, o urologista atua em problemas comuns nesta faixa etária, como o crescimento benigno da próstata, problemas na bexiga, prevenção e tratamento de disfunções sexuais e alterações hormonais decorrentes do envelhecimento masculino.

Compartilhar: