Saiba o que é e quando realizar o exame do PSA

Saiba o que é e quando realizar o exame do PSA

O Antígeno Prostático Específico (PSA na sigla em inglês) é uma proteína produzida pela próstata detectada no exame de sangue. É muito importante que o urologista acompanhe de perto os diversos fatores que levam ao aumento dos níveis de PSA no homem.

Quando há alguma alteração no tecido prostático, o PSA aumenta. Essa elevação pode ocorrer em situações benignas (prostatites e a Hiperplasia Prostática Benigna) ou malignas (câncer de próstata).

Importante lembrar que o PSA é “prostático-específico” e não câncer-específico. Assim, um PSA baixo não isenta o homem de ter câncer de próstata, enquanto um índice elevado não indica, necessariamente, que exista um tumor maligno. Nestes casos, o urologista deve ser prontamente consultado e, após avaliação individualizada e detalhada, será capaz de diagnosticar se este aumento do PSA se dá por causas benignas ou malignas.

Quando fazer o exame?

Para a população em geral, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a avaliação prostática aos 50 anos de idade, especialmente para homens saudáveis, com expectativa de vida maior que dez anos.

A partir da avaliação médica, será discutida a possibilidade de triagem pelo PSA que, no entanto, não exclui a necessidade do exame periódico de toque retal.

Para homens negros e aqueles com histórico de câncer de próstata na família, os exames da próstata devem ter início aos 45 anos e, em casos especiais de múltiplos fatores de risco, até antes. A frequência dos procedimentos varia individualmente, mas em geral recomenda-se a avaliação com o urologista uma vez por ano.

Cuidem-se todos! Em caso de dúvidas, entre em contato.


Compartilhar: