Tenha um envelhecimento cerebral saudável

Tenha um envelhecimento cerebral saudável

Muitas pessoas começam a notar mudanças na memória por volta dos 50 anos. Um sinal típico desse leve esquecimento é a dificuldade de lembrar uma palavra ou nomes que antes lhe ocorriam com facilidade.

Em seu canal Health Publishing, a Harvard Medical School dá dicas para otimizar a memória e o desempenho mental das pessoas após os 50 anos. Confira:

  1. Coma vegetais - Uma dieta que contém frutas, vegetais, legumes, nozes e grãos inteiros em abundância, com quantidades limitadas de produtos de origem animal, é melhor para a função cognitiva.
  2. Faça exercícios - Pratique exercícios físicos regularmente. O exercício enriquece o sangue e, portanto, o cérebro, com oxigênio. Ao se movimentar, o corpo produz substâncias que ajudam a manter a integridade física e a função cerebral.
  3. Durma o suficiente - Para aprender novas informações, você deve ser capaz de prestar atenção, o que não pode fazer se não estiver bem descansado. O processo no qual você solidifica as experiências recentes em memórias duráveis ​​ocorre durante o sono.
  4. Controle o estresse - A exposição de longo prazo aos hormônios do estresse pode prejudicar o cérebro - incluindo o hipocampo, uma região do chave para a memória. Exercícios, meditação, sono reparador, amizades e outras conexões sociais e uma abordagem positiva aos desafios da vida podem ajudá-lo a gerenciar melhor o estresse e otimizar a memória.

Compartilhar: